segunda-feira, 11 de junho de 2012

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM






Aproximadamente 20% das crianças apresentam dificuldades na aprendizagem escolar.
Inicialmente o médico tende a buscar a causa na criança. porém devemos lembrar e que muitos fatores interferem na aprendizagem.
O professor e a escola, a família, a sociedade envolvem aspectos sócio-culturais importantes para o aprender de uma criança.
Por exemplo, o método da escola pode dificultar a aprendizagem de uma criança com dificuldades na percepção visula quando se utiliza métodos visuias(ensino de frases e textos). Neste caso métodos auditivos são m,ias indicados. Assim, o professor deve ter a capacidade de identificar o melhor para a criança utilizando, se possível, varaição metodológica dentro da sala de aula.
   O professor desempenha um papel importante na identificação da dificuldde. Aquela criança que não adquire conhecimento como os colegas deve ser identificada e acompanhada de perto. Após alguns meses de trabalho(3-6 meses) dentro da sala de aula sem um progresso na aprendizagem o aluno merece uma atenção especial e deverá ser encaminhada à orientação pedagógica da escola que já deve esatr ciente do caso. São crianças muitas vezes consideradas como imaturas que não evoluíram satisfatoriamente.Cuidado! Esta crainça que não "clica" pode ter uma dificuldade mais importante que  necessita de atendimento e avaliação. especializada.
  Emília Fereeira relata em seu livro até 15% das suas crianças não evoluem  adequadamente nas fases de prendizagem. Por exemplo, aos 6 anos iniciam o primeiro ano pré-silábico ou silábico e chegam ao 2 semestre nesta mesma fase dedesenvolvimento. este de crianças são de riscos para dificuldade ou das funções e deverão ser observadas.
  O diagnóstico da dificuldade pode ser muito precoce, a nível do maternal e jardim. O desenvolvimento da linguagem e do grafismo ajudam muito a professora identificar estes problemas.
  Por exemplo: uma crinaça de 5 anos que não apresenta capacidade para identificar e  desenhar alguns símbolos como o círculo, quadrado ou triângulo, que não percebe cores básicas (branco  e preto), que não interpreta história simples, deve ser vista como um quadro mais preocupante..São aqueles casos que chegam no pré-primário sem prontidão para a 1ª sérei primária. esta crinaças  devem ser avalidas e muits vezes há indicação de  repetição do pré-primário.
   uma outra situação é a criança que não  cosegue identificar e escrever letras, ou juntá-las em palavra ou frases. esta criança iniciando o primeiro ano de 1ª grau, ao chegar no final do ano com esta dificuldade deverá ser avaliada cuidosamente. Ela pode ter uma difunção cerebral e muitas necessita de atendimento.
  Os principais elementos para identificação destas dificuldades são os profissionais da escola ( professora, orientadoras,pedagógicas, etc..) que exercem o principal papel na formação da criança.  Com  a identificação de um mau rendimento escolar de uma crinaça, dveremos racionar em diferentes níveis de dificuldade:
-Didiculdades transitóri em uma únicaárea- é uma situação passageira, em um momento da vida da criança, por exemplo, a criança não consegue realizar uma divisão.
Quando o professor detcta que um aluno não esta conseguindo assimilar determinado contéudo, éimportante que desenvolva estratégias varaiadas, colocando o assunto de difreentes maneiras, até que seja posível  a superação da dificuldade. O que fica para  para depois, tornar-se cumulativo, transformando-se um obstáculo à aprendizagem posterior.

O professor deve levar em conta que a aprendizagem só dá ligada à parte afetiv da criança. Não se pode separar  aprendizagem de afeto. É importante que o professor conheça cada um de seus alunos e esteja atento às dificuldades de cada um, para que essas não se transforme num problema.
 Para evitar  surgimento de dificuldades deve-se tomar muito cuidado em respeitar o n ível cognitivo da ciança. estas , entre 07  e 11-12 anos de idade esta uma fase de intensa atividade intectual , ms necessita para sua aprendizagem, ter sempre presente a situação concreta. Ela não consegue compreender assuntos abstratos. Isto significa que não se pode transmitir contéudos à criança simplestemet. ela precisa operar sobre eles. Conhecemos a raealidade da criança que estuda para uma avaliação, até se sai bem, mas  na semana seguinte nada mais sabe. ora,  isssp é tempo perdido. É preferível trabalahr com memor cpnteudo ma spermitir  que a criança opere sobre ele, produzindo uma aprendizagem duradoura. A crinaça ainda não tem a mesma compreensão da linguagem que tem o adulto. Se os conteúdos lhe são passados verbalmente, sem a atividade anterior sobre eles, a criança se prende à linguagem, repete-a como um papagaio, mas não consegue compreender realamente do que se trata. Ela precisa primeiro compreender ,depois transformando em palavras. Par isso é imprescindível que se adote uam metologia de interação9, tanto do professor com os alunos, com destes entre si, isto é, muito oportunidade de questionamento e trabalho em grupo.
  A repetição neste caso não é uma boa estratégia, por isso o professor deve usar de muita criativaiddade na abordagem de  diferentes facetas de um mesmo ponto aser estudado.

  Dificuldade Global (PROBLEMA) - é uam situação mais preocupante. pode ser garve e envolve aspectos sociais , culturais e mocionais. 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário