terça-feira, 12 de junho de 2012

A ALEGRIA DOS PEIXES


A ALEGRIA DOS PEIXES

(Pérola de ensinamento taoísta)

Chuang Tzu e Hui Tzu

Atravessavam o rio Hao,

Pelo açude.

Disse Chuang:

"Veja como os peixes

Pulam e correm tão livremente:

Isto é a sua felicidade".

Respondeu Hui:

"Desde que você não é um peixe,

Como sabe o que torna os peixes felizes?"

Chuang respondeu:

"Desde que você não é eu,

Como é possível que saiba que eu não sei

O que torna os peixes felizes?"

Hui argumentou:

"Se eu, não sendo você,

Não posso saber o que você sabe,

Daí se conclui que você,

Não sendo peixe,

Não pode saber o que eles sabem".

Disse Chuang:

"Um momento:

Vamos retornar

À pergunta primitiva.

O que você me perguntou foi

‘Como você sabe

O que torna os peixes felizes?’

Dos termos da pergunta,

Você sabe, evidentemente, que eu sei

O que torna os peixes felizes.”

"Conheço as alegrias dos peixes no rio

Através de minha própria alegria, à medida

Que vou caminhando à beira do mesmo rio".

- Chuang-Tzú  - (China, Séc. 6 a.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário